Limoncello do Giuseppe Gerundino
Esta receita é muito especial. Na verdade eu não cheguei a fazê-la, mas já tomei várias vezes desta receita. Ela é originária da avó do Giuseppe Gerundino, aquele meu professor da Accademia Gastronomica em São Paulo. Continuo repetindo se alguém quiser fazer aulas lá é o melhor lugar!
Por muito tempo eu fiquei perguntando ao Giuseppe a receita que era mantida a sete chaves. Por todo este tempo ele me negou, hahahaha. Este mês, quando abri meu e-mail, havia recebido uma newsletter da escola e nela tinha um link para o site do estadao.com.br onde ele havia passado a receita. Inacreditável … ele contou tudo! Pessoal, vale a pena mesmo pois é muito bom esse licor. Para quem não sabe, é um licor feito de limão siciliano muito tradicional na Itália.
Ingredientes
- 7 ou 8 limões sicilianos, só a casca, sem a parte branca
- 1 litro de álcool de cereais
- 6 folhas de limão (opcional)
- 13 grãos de café (opcional)
- 1kg de açúcar
- 1,5 litro de água
Modo de preparo
- Depois de lavar e secar bem, descasque os limões com muito cuidado para não vir junto a parte branca, que amarga a bebida. Use faca, fatiador de legumes ou descascador de laranja manual.
- Coloque as cascas de limão numa vasilha de inox ou de vidro, despeje o álcool de cereais, os grãos de café e as folhas de limão. Cubra com filme plástico e mantenha na geladeira por um período de 4 a 40 dias, mexendo ao menos uma vez por dia.
- Terminado o período de infusão, faça o xarope: leve a água e o açúcar ao fogo, sem ferver.
- Peneire a infusão, para retirar as cascas, os grãos e as folhas.
- Com um funil, despeje o licor numa garrafa esterilizada.
- Espere uma semana para beber.