Faláfel com molho de gergelim
Em setembro fui à Londres e como bons turistas fomos no sábado pela manhã visitar a feira de Notting Hill na Portobello Road.
Quem não lembra do filme Um lugar Chamado Notting Hill, aquela casa da porta azul, a livraria e a feirinha? É bem ali onde tivemos uma de várias experiências gastronômicas em espaços abertos em Londres. Londres tem muito dessa cultura de feiras de comidas ao ar livre.
O Alexandre, meu marido, experimentou um faláfel pela primeira vez e ficou enlouquecido. Imaginem umas bolinhas dessas picante, fritas e com uma cervejinha no calor! A situação era bem essa.
A partir desse dia ele ficou me pedindo todo final de semana para reproduzir a receita e fazer para ele. Eu, como uma exemplar esposa, achei a fórmula secreta. Rs.
O resultado final ficou muito bom. O Alexandre prefere que os bolinhos fiquem maiores para ficarem mais suculentos. Comi esses dias atrás num restaurante árabe em São Paulo, o [Arábia|http://www.arabia.com.br/site/], e eles vieram pequenininhos e mais crocantes. Agora vai de vocês a forma que preferem.
Receita retirada do blog Come-se
Ingredientes
- Ingredientes para o faláfel:
- 500 g de grão de bico
- 1 cebola roxa grande passada no processador ou ralada
- 2 dentes de alho bem socados
- 2 colheres (sopa) de salsinha bem picada
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 1 colher (chá) de coentro em pó ou 2 colheres (sopa) de coentro bem picada
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 1/2 colher (chá) de pimenta síria
- 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo para dar liga (às vezes não precisa)
- Bastante óleo para fritar
- Ingredientes para o molho de gergelim:
- 3 colheres (sopa) de tahine
- 1 dente de alho bem socado
- Sal à gosto
- 3 colheres (sopa) de suco de limão
- Água gelada até adquirir consistência de molho
Modo de preparo
- Modo de preparo do faláfel:
- Doze horas antes, lave bem o grão de bico e coloque de molho com bastante água. Escorra bem, deixando bem sequinho, e passe no processador até ficar uma massa granulada bem fina.
- Adicione a cebola, o alho, a salsa, o cominho, o coentro, o fermento, o sal e a pimenta síria, e triture novamente até ficar uma massa mais lisa e muito homogênea. Ao final acrescente a farinha de trigo para dar liga se necessário.
- Numa frigideira funda, coloque óleo de modo a atingir pelo menos 4 centímetros de altura, e leve ao fogo médio para aquecer.
- Retire porções da massa com uma colher de sobremesa e forme bolinhas modelando-as com as mãos (vá pressionando a massa enquanto modela as bolinhas, para que não se desfaçam).
- Frite as bolinhas aos poucos, até que fiquem douradas por igual. Retire as bolinhas com uma escumadeira e deixe-as escorrendo sobre papel toalha.
- Sirva quente com o molho de gergelim, coalhada seca ou pasta de grão de bico (receita AQUI)
- Modo de preparo do molho de gergelim:
- Soque bem o alho com o sal.
- Junte o tahine e misture bem.
- Coloque o suco de limão e mexa até virar um creme.
- Adicione água até o molho ficar mais fluido.
Observações
A receita da pasta de grão de bico está AQUI