Espaguete à carbonara

Para quebrar o galho quando você está com muita preguiça de cozinhar, aqui vai uma solução simples e prática para os seus problemas. Os ingredientes principais, a pancetta e o queijo pecorino, podem ser guardados no congelador e utilizados nestes momentos de sufoco.

Prato de origem italiana, como a maioria das receitas de molhos para massas, o “spaghetti alla carbonara” tem sua origem pautada em lendas. Uns dizem que o nome teve origem por ser usado como refeição aos trabalhadores de carvão, daí o nome “carbonara”, que vem de carbone (carvão em italiano). Outros dizem que o nome se deu porque foi feito a primeira vez em uma grelha de carvão. Há ainda os que falam que o nome “carbonara” se deu porque foi feito inicialmente com tinta de lula, o que remetia a cor do carvão. O que importa é que a receita original é muito boa e fácil.


As pessoas me perguntam muito sobre a utilização da pancetta, que não é muito comum no Brasil. Tanto o bacon como a pancetta são feitos de carne de porco, a diferença entre eles é a forma como são preparados. Para fazer o bacon, os lados da barriga de porco são salgados e, em seguida é defumado. Para a pancetta é feito um tempero de sal e pimenta apenas de um lado da barriga do porco, e em seguida ela é enrolada, mas não é defumada.

Antes que me perguntem o que eu coloquei em cima do macarrão da foto vou logo explicando: assei no forno um pedaço da pancetta para decorar. Fica o máximo! Para o macarrão ficar enrolado certinho, utilize um garfo daqueles grandes com dois dentes para servir, e com um bom tanto de massa coloque em uma concha para enrolar. Retire devagar e centralize no prato.

Receita de / em massas e molhos