Enroladinho de salsicha [ou joelho]
Numa tarde de sábado me bateu uma vontade de comer um salgado bom. Logo lembrei que tinha uma receita antiga no meu caderninho de receitas, de 12 anos atrás, de uma ex-funcionária minha, desse maravilhoso enroladinho de salsicha.
Muitos de vocês irão pensar que é difícil fazer por causa da massa. Mas a massa não é um bicho de sete cabeças. Aliás, nem é um bicho. Assim que ela começar a desgrudar do fundo já está no ponto. E o resultado dessa tentativa vai valer a pena quando sair a primeira fornada de salgadinhos quentinhos cheirando na casa inteira.
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de fermento em pó para pão = 1 saco de 10g
- 1 copo de leite morno
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 xícara (chá) de óleo
- 2 ovos pequenos
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1/2 colher (sopa) de sal
- Farinha de trigo até o ponto (aproximadamente 800g)
- 18 salsichas
- 600g de molho de tomate (usei Pomarola)
Modo de preparo
- Misture o leite, o açúcar e o fermento numa bacia grande e misture.
- Adicione os outros ingredientes e por último a farinha de trigo aos poucos até desgrudar do fundo da bacia. Amasse bem.
- Faça uma bola e cubra com um pano. Deixe descansar até dobrar o volume da massa. Se estiver frio e chuvoso, deixe num lugar quente e abafado. Se tiver calor, umedeça o pano.
- Parta 18 salsichas ao meio, no sentido do comprimento, e leve para cozinhar com 2 sacos de pomarola (680g). Reserve.
- Enfarinhe uma superfície e vá abrindo a massa de pedaço em pedaço até afinar mas não ficar muito transparente senão rasga.
- Parta os pedaços com aproximadamente 10x20cm e disponha duas metades de salsicha em cada. Feche como um embrulho e coloque cada enroladinho numa assadeira untada com as dobras para baixo.
- Misture um ovo num recipiente e pincele por cima de cada salgado.
- Leve para assar em forno pré-aquecido à 200C até dourar, por aproximadamente 30min.