Costelinha de porco na vodka e shoyo
Domingão lindo com o sol raiando e o céu azul. Nada mais apropriado do que reunir os amigos ao redor de uma piscina. Muito papo, bons drinques, e a vontade de não fazer nada o resto do dia. Com as pernas para cima e os copos na mão a preguiça reina e com ela a fome. Quem se candidata a ser o cozinheiro do dia? Os mesmos de sempre, ou melhor, o mesmo? Não, resposta errada. Alguém inédito aparece na fila dos voluntários: minha amiga Flávia Fidelis e sua receita imbatível de costelinha! Como sabemos que essa turma almoça tarde, a costela conseguiu o tempo necessário para marinar durante o dia. Receita perfeita, visual impecável e sabor indescritível. Que bom que a receita era simples e no final não precisou de nenhum esforço. Para completar batata congelada de saquinho assada e sem óleo! Combinação perfeita para um domingo feliz!
Costelinha na vodka e shoyu
Ingredientes:
- 3kg de costela suína com o mínimo de gordura possível
- 350ml de vodka
- 1l de molho shoyo
- 250gr de gengibre ralado
- 150gr de mel
- 1 colher (sopa) de pimenta calabresa
Modo de preparo:
- Deixar a costela marinando numa mistura de 250ml de vodka, o molho shoyu e o gengibre por no mínimo 8 horas.
- Levar para assar em forno pré-aquecido à 180ºC, coberta com papel alumínio, por 2 horas ou até a costela ficar bem cozida.
- Retirar o papel alumínio para corar e criar crosta. Retirar do forno e reservar.
- Pegar a assadeira que foi assada a costela e adicionar 100ml de vodka com o fogo ligado para fazer um caldo de carne. Desligar o fogo e acrescentar o mel e a pimenta calabresa.
- Dispor a costela numa travessa para ir à mesa e jogar o molho por cima dela. Servir.